EXPOGRAFIA   PEQUENAS UTOPIAS: REVISTAS DE ARTISTAS NO BRASIL

 

Curadoria: Amir Brito Cadôr | CAIXA Cultural São Paulo, 20fev-31mar2024

Um equipamento funcional capaz de abarcar a diversidade e a quantidade das revistas expostas, de acordo com os arranjos curatoriais propostos. Tirando partido dos painéis brancos existentes na galeria, pensamos numa faixa contínua pintada de preto acetinado, à semelhança de uma grande lousa, em que as obras seriam apresentadas em conjuntos e recobertas por planos de vidro, sem a necessidade de molduras individuais. Apensa, vitrine linear com estrutura em pontaletes de madeira e tampos de vidro, fundo em compensado revestido de linho cinza. Para a consulta e manuseio de algumas publicações pelo público, uma mesa e seis cadeiras. Outras vitrines descobertas no porão da instituição seriam aproveitadas — com os fundos também revestidos em linho — dispostas junto aos caixilhos, de modo a garantir boa fluidez e certa economia de recursos. Na sala existente ao fundo da galeria um contraponto: obras de grande formato emolduradas em acrílico num cubo branco. Diversas formas de expor, 60 anos em revista. A identidade visual, também a cargo do Estúdio Risco, garantindo legibilidade e boa gestão espacial para diversos suportes. Algo se manteve, algo se perdeu, num processo de produção truncado pela ausência de verba e tempo – fruto de um edital de ocupação de espaços que exige orçamentos e cronograma antes mesmo de uma curadoria amadurecida, colocando o carro na frente dos bois – pulamos da carroça em movimento. Riscos originais de expografia e gráfico finalizados por Marina Ayra.